Projeto de CRM isoMarketing

Projeto de CRM

Definição de Projeto

A definição de um norte para o projeto com objetivos claros e quais as necessidades que a empresa possui são itens importantes e fazem a diferença ao longo do projeto. O ideal é o detalhamento ao máximo das atividades, necessidades, indicadores, relatórios, customizações e processos envolvidos auxiliam todos os envolvidos no projeto.

Objetivos do módulo isoMarketing

A definição de objetivos por modulo orienta o cliente para uma melhor utilização e pode ser guiado geralmente por 3 objetivos principais relacionados com conquista, manutenção e rentabilização. 

Considerando o item de conquista de clientes, como sugestão, podemos ter em mente quantos clientes novos surgem a partir de uma campanha e se ela tem efeito! Na manutenção podemos analisar quantos clientes interessados em algum evento/produto da empresa efetivamente adquirem o mesmo no futuro. Para cada analise deve ser definido qual a regra, como será medida, quem irá medir, quando e de onde vem à informação, abaixo 3 exemplos de objetivos para o isoMarketing:

Definição de indicadores do módulo isoMarketing

A definição de indicadores para o módulo isoMarketing permitirá que a empresa mantenha o foco nas metas e se guie pelos indicadores para conseguir concretizar os resultados esperados com o CRM, pois o projeto requer um investimento e os indicadores e métricas ajudam a informar sobre o retorno e consequentemente justificar o investimento.

Exemplo de definição de indicadores gerais para o isoMarketing

Além de definir os indicadores, a empresa deve definir quais serão os valores aceitáveis e desejados para comparação após determinado período de tempo.

Exemplos de indicadores:

Resultados do Projeto

Um dos pontos mais esperados de um projeto de CRM é a geração dos resultados a partir da implantação, precisamos considerar que os resultados de um projeto de CRM estão diretamente relacionados com a definição de metas, a formulação de estratégias, a realização e a definição dos indicadores para acompanhamento utilizado no projeto.

Não se pode esperar que o software por si só trouxesse mais vendas, clientes satisfeitos e indicações de novos negócios. Melhorias de faturamento e outros aspectos de satisfação estão ligados com ações coordenadas que utilizam análises, pessoas e ferramentas do sistema.

Desde que utilizado corretamente o software auxilia principalmente na gestão da carteira de clientes, acompanhamento de interações com contatos, segmentação de contatos e outros aspectos operacionais.